Conforme fac-símile abaixo, Nelson Almeida Taboada é um dos integrantes da Galeria dos Imortais do Rio Vermelho, onde ingressou pelos relevantes serviços prestados ao fomento da cultura em nosso bairro.
Herdeiro de uma tradição iniciada pelo avô, José Taboada Vidal, e continuada pelo saudoso pai, Nelson Taboada Souza, ele tem dado prosseguimento às benemerências da família Taboada. A atuação de Nelson no Rio Vermelho se consolidou em 25 de março de 2008, com a fundação da Casa de Cultura Carolina Taboada, que em dois anos de profícuas atividades, patrocinou a publicação de nove obras que resgataram parte da rica historiografia do Rio Vermelho.
Por iniciativa do vereador Pedro Godinho, ilustre representante do Rio Vermelho, a Câmara Municipal da Cidade do Salvador presta agora uma merecida homenagem ao economista e empresário Nelson Almeida Taboada. A outorga da Medalha Thomé de Souza, não se constitui numa honra exclusiva para o laureado e seus familiares.
A condecoração constitui-se num justificado orgulho para a comunidade cultural do nosso bairro, que tem nele um benfeitor digno da herança deixada pelo avô e pelo pai, que dentre outros benefícios foram destacados baluartes no processo da construção da atual Igreja Matriz de Sant’Ana do Rio Vermelho.
Nelson Almeida Taboada também teve papel relevante na edificação do novo templo de Senhora Sant’Ana, pois na época comandava a Cerâmica Santa Maria, donde saíram, gratuitamente, todos os tijolos e telhas para a casa da Padroeira do Rio Vermelho.
Pela relevância que a efeméride representa, tanto pelo valor que a Medalha Thomé de Souza enfeixa, como pela importância que o homenageado é possuidor, a Acirv dedica este Boletim inteiramente ao evento que, no curto espaço de nove meses, coloca o Rio Vermelho mais uma vez em evidência.
A primeira foi no dia 18 de junho do ano passado, quando a Câmara, por requerimento do vereador Pedro Godinho, homenageou o Rio Vermelho pelos 500 anos da sua descoberta por Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru, com uma Sessão Especial no Plenário Cosme de Farias.
E nesse dia ímpar, que se revelou inédito, pois nos anais da casa legislativa soteropolitana não há qualquer registro de uma sessão para homenagear um bairro de Salvador, o presidente da Casa de Cultura Carolina Taboada participou da composição da mesa diretora da sessão e foi um dos oradores oficiais.
À Câmara Municipal da Cidade do Salvador, e ao vereador Pedro Godinho, as congratulações dos dirigentes da Academia dos Imortais do Rio Vermelho, dos seus acadêmicos, conselheiros e sócios eméritos, pela concessão da Medalha Thomé de Souza ao empresário Nelson Almeida Taboada.
Rio Vermelho, 30 de janeiro de 2010.
Diretoria da Acirv
Comments