top of page
Nelson Taboada

Nelson Taboada, benemérito da cultura

Atualizado: 8 de mai. de 2024



Nelson Almeida

Pelas contribuições à cultura baiana e

em particular ao Rio Vermelho,

onde fundou a Casa de Cultura Carolina Taboada,

a Central das Entidades do Rio Vermelho

outorgou ao empresário Nelson Almeida Taboada,

o título honorífico de

Benemérito da Cultura.


Nelson Taboada possui relevantes contribuições ao fomento da cultura baiana, iniciadas na década de 1970, quando dirigiu a rede dos Diários e Emissoras Associados na Bahia. Nessa ocasião, atendendo solicitação do ministro Mário Henrique Simonsen, foi um grande colaborador do desenvolvimento do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) na Bahia. Em 2008, fundou e implantou a Casa de Cultura Carolina Taboada, que se transformou rapidamente numa referência para a cultura baiana, tendo o Rio Vermelho como polo irradiador de suas ações. Na presidência dessa instituição, sem finalidades lucrativas, batizada com o nome de sua única filha, Nelson Taboada vem desenvolvendo atividades voltadas à área cultural e aos mais carentes. A Casa de Cultura Carolina Taboada patrocinou a publicação de onze livros, sendo três centradosna historiografia da família Taboada, seis no resgate da memória do Rio Vermelho, um sobre a história da Associação Comercial da Bahia e um com a coletânea de discursos, artigos e prefácios de Nelson Taboada. No Rio Vermelho, reduto histórico da família Taboada, a Casa de Cultura Carolina Taboada ainda se faz ainda presente com colaborações à Paróquia de Sant’Ana do Rio Vermelho e às entidades que atuam nos setores educacional, social, cultural e beneficente. Tudo isso foi determinante para que a Central das Entidades do Rio Vermelho concedesse ao Presidente da Casa de Cultura Carolina Taboada o diploma de Benemérito da Cultura. Mas, antes desse título, Nelson Taboada já participava da Galeria dos Imortais do Rio Vermelho, um quadro de honra instituído pela Academia dos Imortais do Rio Vermelho (Acirv), para o registro perpétuo das ilustres personalidades do bairro descoberto por Caramuru.

ESCRITOR

A estréia de Nelson Taboada como escritor foi num dia muito especial, em 5 de outubro de 2011, Dia Municipal de Caramuru, Fez parte das solenidades alusivas ao Descobridor do Rio Vermelho, Cofundador da Cidade do Salvador, Patriarca da Bahia e Patriarca do Brasil.

Na presença de centenas de pessoas e diversas autoridades, tendo como palco a sede da Associação Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago, Nelson teve dois livros lançados nesse dia: ‘Discursos, Artigos & Prefácios’, uma coletânea dos principais pronunciamentos em eventos importantes, artigos publicados no jornal Folha do Rio Vermelho e introduções que preparou para livros patrocinados pela Casa de Cultura Carolina Taboada; e ‘Proyecto Caramuru Gallego’, escrito em regime de coautoria e publicado em espanhol. Esse livro defende a tese da nacionalidade espanhola de Diogo Álvares Corrêa e sugere que uma cidade na Galícia o oficialize como filho adotivo.

O terceiro livro de Nelson Taboada, também foi escrito em parceria. Com o título ‘Cinco de Outubro, Dia de Caramuru’, a obra contém os pronunciamentos de nove personalidades de destaque nas comunidades do bairro do Rio Vermelho e da cidade do Salvador, feitos durante as comemorações pelo transcurso dos dois primeiros anos de vigência da Lei 7.774, sancionada pelo prefeito João Henrique Carneiro em 15 de dezembro de 2009, que criou o Dia de Caramuru em Salvador



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page