top of page
Nelson Taboada

Casa de Cultura Carolina Taboada patrocina livro sobre Catharina Paraguassu

Atualizado: 27 de abr. de 2024

Foi notícia em 11/07/2012

Câmara celebra os 500 anos de Catharina Paraguaçu

Em celebração ao V Centenário do Nascimento de Catharina Paraguaçu (1512-2012), a Câmara Municipal de Salvador através da iniciativa do presidente da Casa, o vereador Pedro Godinho (PMDB), promoverá na segunda-feira (16), às 19 h, “Sessão Especial Comemorativa pelos 500 anos do nascimento de Catharina Paraguaçu”.

Além da sessão, em homenagem a essa personagem, considerada um importante ícone da história brasileira, diversas atividades irão contribuir para o enriquecimento do evento comemorativo. De acordo com a programação festiva, cinco itens fazem parte da lista que deve proporcionar um brilho todo especial às comemorações. Inicialmente será prestada uma homenagem da instituição ao “Dia Municipal de Catharina Paraguaçu”, seguida do lançamento do ‘Projeto Caramuru & Catharina nas Escolas’, apresentação do ‘Roteiro Turístico Caramuru-Apóstolo Santiago-Catharina Paraguaçu’ e o lançamento de dois livros: ‘Catharina Paraguaçu, Matriarca do Brasil’ e ‘Cinco de Outubro, Dia de Caramuru’.


Matriarca da Bahia

A instituição da data de 26 de janeiro como o Dia Municipal de Catharina Paraguaçu foi aprovada pela Casa Legislativa através de uma iniciativa do vereador Pedro Godinho e sancionada pelo prefeito João Henrique Carneiro por meio da Lei Nº 8.272, assinada, em 9 de maio de 2012. A índia tupinambá Paraguaçu nasceu em 1512, na Ilha de Itaparica ou na região do Rio Paraguaçu e foi a primeira grande personalidade feminina da história brasileira. Batizada na França, em Saint-Malo, no dia 30 de julho de 1528, onde recebeu o nome de Katherine du Brezil, formou com Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru, o primeiro casal cristão do Brasil e as primeiras famílias brasileiras. Considerada como a Matriarca da Bahia e do Brasil, Catharina Paraguaçu foi a personagem do primeiro milagre ocorrido na América Portuguesa, decorrente dos sonhos que teve com a Mãe de Jesus. As aparições resultaram na localização da imagem da Virgem Santíssima carregando o Menino Jesus, que se encontrava na embarcação espanhola Madre de Dios, naufragada no litoral baiano, nas proximidades da Ilha de Boipeba.


Acervo histórico

O projeto didático “Caramuru & Catharina nas Escolas” será apresentado durante a sessão pelo presidente da Casa de Cultura Carolina Taboada, Nelson Almeida Taboada. O projeto idealizado com o objetivo principal de auxiliar educadores e educandos busca contribuir de uma maneira mais próxima da realidade ao disponibilizar dados biográficos aprofundados do conteúdo histórico da vida de Caramuru e Catharina Paraguaçu, considerados verdadeiros ícones da história brasileira do século XVI e fundadores da brasilidade. Os elementos para essa contribuição serão fornecidos por dois livros destinados à classe dos educadores. O primeiro foi intitulado de “Catharina Paraguaçu, Matriarca do Brasil”. O segundo é “Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru, Patriarca do Brasil”, ambos escritos por Ubaldo Marques Porto Filho. As outras publicações são duas cartilhas voltadas à classe estudantil: “Catharina Paraguaçu em Quadrinhos” e “Caramuru em Quadrinhos”, ambas no gênero das revistas em quadrinhos, com as histórias narradas pelo viés das ilustrações. O autor das quatro obras, o pesquisador e escritor Ubaldo Marques Porto Filho, considerado o maior especialista que o Brasil possui na historiografia sobre Catharina e Caramuru, abordará aspectos da obra durante a sessão especial.


Nelson Almeida Taboada no lançamento livro Catharina Paraguassu

Nelson Almeida Taboada no lançamento livro Catharina Paraguassu



tve nelson taboada

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page